Seguidores

Seja bem-vindo à nossa sala virtual. Vamos entrando, puxe a cadeira, junta-se a nós. A sala está cheia, o filme vai rodar! Fique à vontade! O café tá posto! Sinta-se em casa!
Bom dia! Que o nosso dia seja de paz e que sejam de paz os nossos pensamentos!
Volta Grande,
Receba nossa vibração de carinho, apreço e muita alegria por estarmos juntos em nossa sala virtual.
Lembre-se, aqui, o mais importante é você! Obrigado pela tua companhia! Sinta-se convidado a elevar o pensamento aos pés do Todo Compassivo, agradecendo pelo dom da vida e por ter nos entregue sob a responsabilidade de Jesus!             
                        
Volta Grande, 30 abril 2017





Nascimento:

30-04-1897 na fazenda Cachoeira Alegre hoje São Sebastião em Volta Grande MG

Desencarna:



Em 05-11-1983 no Hospital Maternidade Irene Tavares Rocha em Volta Grande MG

----------------------------------------------------------------------------------------------

Bom dia amigo virtual. Que a paz do senhor Jesus Cristo nos envolva hoje e sempre.
São 7.15hs. Acordei às 6.10hs mais ou menos. Já colocamos os aniversariantes do dia, a reflexão e os estabelecimentos que nos dão o apoio cultural no Blog do Almoçando e aqui no face a página do Programa Almoçando com Você! Compromisso cumprido agora vamos contar nosso sonho. E sonho sonhado há mais de dez anos. Sendo hoje,  30 de abril, confidenciaremos para os amigos, como gostaria de estar acordando nesta manhã agradabilíssima onde corre uma leve brisa fria e o sol, preguiçoso, teima em surgir se escondendo por entre as nuvens. 
Acordo. Abro os olhos. Aos meus ouvidos chega o som de uma banda de música, tocando um dobrado. Anunciando o grande dia para nós. Este som vai aumentando à medida que se aproxima de minha casa. Levanto num pulo. Corro. Em segundos estou pronto. O som vai diminuindo num sinal evidente que se afasta em passos rápidos e compassados acompanhando o ritmo da própria música. Saio à rua e vejo atrás da banda um grupo que vai aumentando. Rodará toda a cidade. Depois, seguirá para o trevo onde uma imensa estátua do cineasta Humberto Mauro será inaugurada. A cidade está em festa. No trevo, as autoridades aguardam a chegada da banda que roda a cidade. Crianças, jovens, autoridades, cinegrafistas, Tv, enfim, todos aguardam a chegada da "furiosa" para dar inicio a cerimônia de descerrar a placa comemorativa com discursos das autoridades e a fala de uma jornalista Mauriana do Rio de Janeiro. A banda rapidamente vai vencendo a avenida.  Neste instante entra na Av.Cineasta Humberto Mauro, passa em frente a igreja e caminha para o trevo. Agora, já, entre o Grupo Capitão Godoy e a casa do cineasta. Fogos ao longe comemoram o instante inesquecível para toda a cidade. Um marco! Depois da cerimônia, todos são convidados a irem ao Campo Santo onde no mausoléu da família Mauro, elevarem uma prece de gratidão a Humberto Mauro por seu legado. Após, a banda puxa a fila e a multidão desce a Av. Cineasta Humberto Mauro indo para o Estúdio Rancho Alegre onde está tudo preparado para as comemorações. Onde, serão exibidos filmes e contada toda a trajetória de nosso Mauro. A casa, um maravilhoso museu. Tudo registrado. Enfim, Volta Grande assume a paternidade de Humberto Mauro o pioneiro do cinema brasileiro. Em sua biografia não se observará mais um vácuo, um vazio!  Humberto Mauro não está mais órfão! Nasceu e morreu em sua terra natal Volta Grande!
Neste momento, olho na parte inferior da tela de PC e vejo que são 7:58hs. Os olhos marejam na certeza de que isso possa acontecer um dia antes que seja tarde. Já lançamos um grito de socorro através de nosso Blog e não conseguimos sensibilizar nenhuma empresa para compra e reforma da casa e do rancho, os transformando em museu. Talvez tenha sido de forma muito tímida nossa campanha. Bem, não importa. Para termos uma noção da genialidade de Mauro, o grande cineasta Glauber Rocha o situa a altura de um Villa Lobos, um Guimarães Rosa ou mesmo a um Portinari. O convite para todo voltagrandense e aos amigos virtuais é elevar aos pés do Eterno os pensamentos em prece, pedindo para que o descrito acima saia da área mental e se materialize, para que todos sejam beneficiados com a magistral obra deste gênio. Parabenizamos Cataguases que trabalha muito bem o tempo que Humberto lá viveu e iniciou no cinema. Agora é hora de Volta Grande trabalhar também para que nossos jovens possam ter atividades culturais no Museu Humberto Mauro. Música, poesia, teatro... assim, disfocando nossa juventude das drogas que está a espreita, ceifando vidas, enterrando sonhos!
Obrigado Humberto Mauro pelo teu legado. Paz e luz na pátria espiritual!

antonio carlos jacinto



CINEASTA HUMBERTO MAURO (breves dados biográficos)



- pioneiro do cinema brasileiro

-único cineasta nacional a abocanhar prêmio em Cannes pelo conjunto da obra

-único cineasta no mundo a produzir mais de 300 títulos cinematográficos

-Prêmio Coruja de Ouro da TV Globo

-saiu de Volta Grande aos 12 anos de idade (seu pai muda para Cataguases a fim de oferecer condições de estudo aos filhos

-inicia no cinema naquela cidade

-estuda um ano engenharia em Belo Horizonte

-volta, autodidata por natureza, trabalhou instalando energia elétrica nas fazendas

-colecionador de selos, troca sua coleção por uma máquina fotográfica e se apaixona

-nascia neste instante o gênio do cinema brasileiro

-produz os primeiros filmes e vai para o Rio de Janeiro

-conhece Roquete Pinte e juntos trabalham no INCE

-retorna à sua terra natal e constrói sua casa e seu Estúdios Rancho Alegre e alí produz tôda a série Brasilianas.


                                             =======

Abaixo casa onde nasceu Humberto Mauro na fazenda na fazenda Cachoeira Alegre - Volta Grande MG







ABAIXO CASA IDEALIZADA E CONSTRUÍDA POR HUMBERTO MAURO ONDE VIVEU MUITOS ANOS AO LADO DA ABNEGADA ESPOSA DONA BEBE.





Abaixo o Estúdios Rancho Alegre (ainda em pé) onde Humberto Mauro filmou e produziu tôda a série Brasilianas!

Cremos seja este estúdio o único ou um dos únicos do primórdio do cinema no Brasil ainda existente. 











Em tempo: Enviamos vibrações para o sr. Betinho que ha um mês perdeu a presença física da esposa que voltou recentemente para a pátria espiritual. O senhor Humberto Mauro Filho nosso querido Sr.Betinho poderia estar morando em outras cidades, mas como o pai, o cineasta Humberto Mauro, preferiu Volta Grande. 
Senhora Iracema Mauro, receba nossas preces, sob o olhar compassivo de nosso irmão maior Jesus de Nazaré.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É NOSSO VISITANTE DE NÚMERO:



BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ!



Além Paraíba MG - Carmo RJ - Duas Barras RJ - Estrela Dalva MG - Pirapetinga MG - Recreio MG - Sapucaia RJ - Volta Grande MG




CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS"




Situado na região da Zona da Mata, o circuito compreende cidades que têm suas principais atrações na zona rural. São belos recantos naturais, cachoeiras e o Rio Paraíba do Sul. Os imponentes casarões das velhas fazendas de café e as pequenas e simpáticas estações de trem são símbolos de uma parte importante da história de Minas no século XIX.


A região compreendida envolve as cidades de: Além Paraíba, Estrela D’Alva, Pirapetinga e Volta Grande entre outras.


Um circuito por esses municípios é um interessante roteiro turístico denominado:


“CIRCUITO ÁREAS PROIBIDAS”.


Portanto, “ÁREAS PROIBIDAS” em razão da Coroa Imperial ter proibido na época da mineração, a abertura de caminhos, para evitar o contrabando e escoamento de ouro para o litoral. Esta medida acabou por manter as florestas virgens, protegendo a flora e a fauna da região