30 abril 1897

CINEASTA HUMBERTO MAURO



Humberto Mauro foi um dos pioneiros do cinema brasileiro. Fez filmes entre 1925 e 1974, sempre com temas brasileiros. 
Nascimento: 30 de abril de 1897, Volta Grande, Minas Gerais
Falecimento: 5 de novembro de 1983 (86 anos, Volta Grande, Minas Gerais
Pais: Teresa Duarte, Gaetano Mauro

A maior homenagem que o voltagrandense pode prestar ao Cineasta Humberto Mauro NO MOMENTO é agradecer a Deus, elevando os pensamentos aos pés do Eterno em prece, enviando vibrações amigas para o grande cineasta na pátria espiritual. 
Em nossa cidade o avanço para transformar a casa de Humberto Mauro e o Estúdio Rancho Alegre em Museu com uma reforma e a compra ainda não aconteceu. Algumas conversas, rumores... mas nada! E será preciso urgência na reforma tanto da casa quanto do estúdio. Para acontecer é preciso união de todos. O Trem vai passar trazendo turistas e na realidade, ainda não estamos preparados como deveríamos para recebê-los pois todos vão querer conhecer a cidade onde o grande cineasta nasceu, sua casa, o estúdio, sua obra e... não temos nada, ou se temos... claudica. Nossa cidade com o turismo estará recebendo dinheiro e melhorando tanto o comércio local quanto oferecendo aos moradores sustentabilidade, através do artesanato e outros meios. Mas, não percamos as esperanças. Tanto Volta Grande quanto as cidades vizinhas serão beneficiadas pelo turismo. Daqui pode sair um ônibus com turistas para Estrela Dalva, Caiapó, Pirapetinga, mostrando o trajeto do ramal extinto da Estrada de Ferro Leopoldina, e, as cidades com seus atrativos ao turista e suas estações conservadas.
Além Paraíba já se preparou. O André montou o museu na própria Estação. Tem muito de Humberto. Parabéns André. Cataguases tem um Museu de primeiro mundo dedicado a Humberto Mauro. E nada mais justo, pois Humberto chegou lá aos 12 anos, lá estudou, fez seu primeiro filme, iniciou no cinema, viveu sua adolescência, casou... parabéns Cataguases. E Volta Grande? Bem, vamos continuar divulgando para uma conscientização de todos da importância de preservarmos o que temos de Humberto em nossa cidade. 
Receba Humberto Mauro, nossos pensamentos elevados aos pés do Eterno, no desejo de muita paz, luz onde estiver. 
Nossa gratidão por tudo quanto fez. Uma obra magnífica, fruto de muito trabalho, talento, dedicação e humildade. Uma obra conhecida no mundo e ainda não reconhecida no Brasil como deveria. Mas chegará o dia em que todos reconhecerão a genialidade como Glauber reconheceu a primeira vista: Glauber Rocha o situa a altura de um Portinari, um Guimarães Rosa ou mesmo Villa Lobos. E os jurados do festival de Cannes que pelo conjunto da maravilhosa obra, deram ao cineasta o grande prêmio do Festival de Cinema que se realiza naquela cidade européia. Cannes é uma cidade do sul da França, no departamento de Alpes-Maritimes, situada à beira do mar Mediterrâneo, na Costa Azul. E a TV Globo um dia o homenageou com a Coruja de Ouro.
Obrigado por tudo Humberto Mauro que um dia fêz de Volta Grande a primeira Hollywood brasileira quando declarou: 
"Os melhores atores são os da massa anônima, não sendo outra, aliás, a concepção de Einstein. No meu caso particular, mobilizei a população inteira de VOLTA GRANDE, que deste modo, se tornou já uma CIDADE CINEMATOGRÁFICA. Humberto Mauro 1952."
Que nossas preces de gratidão reverberem em torno de nosso grande cineasta na pátria espiritual.

antonio carlos jacinto

.



CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS


CARRO DE BOI DENTRO DO ESTÚDIO RANCHO ALEGRE

Situado na região da Zona da Mata, o circuito compreende cidades que têm suas principais atrações na zona rural. São belos recantos naturais, cachoeiras e o Rio Paraíba do Sul. Os imponentes casarões das velhas fazendas de café e as pequenas e simpáticas estações de trem são símbolos de uma parte importante da história de Minas no século XIX.
A região compreendida envolve as cidades de: Além Paraíba, Estrela D’Alva, Pirapetinga e Volta Grande entre outras.
Um circuito por esses municípios é um interessante roteiro turístico denominado:
“CIRCUITO ÁREAS PROIBIDAS”.
Portanto, “ÁREAS PROIBIDAS” em razão da Coroa Imperial ter proibido na época da mineração, a abertura de caminhos, para evitar o contrabando e escoamento de ouro para o litoral. Esta medida acabou por manter as florestas virgens, protegendo a flora e a fauna da região

BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ! CANAL YOU TUBE 
CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS