A ESCRITORA MARLENE MORAES


O LIVRO



 
 


TECENDO PALAVRAS DE GRATIDÃO EM NOITE DE HOMENAGEM







DIPLOMA 







MARLENE E AS AMIGAS








MARLENE E OS FILHOS







MARLENE ESTÁ PRESENTE NO LIVRO: DICIONÁRIO DOS AUTORES LEOPOLDINENSES 
lançado em 2018 por
José Luiz (Luja) Machado Rodrigues e 
Nilza Cantoni





OUTRO LIVRO DE MARLENE: POEMANDO





Volta Grande,  21 de agosto 2020

"Sonhei um dia poder voar, cobrir montanhas e vales sob o imenso céu azul. Sonhei ser dona dos ares, sonhei até ser mágico, apesar de todos os pesares. Tentei... tentei... sonhei... sonhei. Vocês fizeram parte dos sonhos. Vocês me ajudaram a realizar alguns deles. O segredo da vida é sonhar, realizar, querer, buscar o desejável, acreditar, lutar por seus princípios. Mudar, enfrentar o próprio medo. Enfim... a vida não tem segredo, nem se define. A gente vive!"
Marlene Moraes Junqueira
Dedico este livro ao meu companheiro de caminhada, Gabriel Nelmar Villela Junqueira ( in memoriam)
                                                    *   *   *
Bom dia amigos,
que nosso dia seja de paz e que sejam de paz os nossos pensamentos. Jesus hoje e sempre em nossos corações.


UM ATO DE GENEROSIDADE DA ESCRITORA
-o livro
-a escola

As palavras acima iremos encontrar na página 4 do livro "Uma Volta Grande ao meu passado." da escritora Marlene.
A referida obra saiu do prelo em março de 2019. Mas, como estava em constante contato com a escritora, tínha uma noção do conteúdo e da importância do livro que viria a ser editado. O que me levou a considerar como uma obra autobiográfica, histórica e cultural. Um ato de grande generosidade “dividir” um espaço “seu” com outras pessoas. Uma obra assim, registra um tempo, os costumes, preserva a memória e as tradições de um povo.

Marlene Moraes Junqueira traz a verve literária que tão bem lhe caracterizam o modo de ser. Aliás, este não é o primeiro livro dela.  "Poemando" é o título do outro livro.
Quando saí de Volta Grande para trabalhar em Juiz de Fora no ano de 1976, senhora  Marlene e o esposo Nelmar os conhecia de vista. Eu, ainda jovem,  não tivera contato direto com eles.
Nesse período fora de Volta Grande, não participei dos  famosos forrós organizados por Marlene em sua fazenda para angariar fundos e assim construir sua escola onde seus filhos e inúmeras crianças estudaram. 

MEU RETORNO

-a inusitada descoberta de Humberto Mauro que me "apresentou" Marlene

Em 1980 fui de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro retornando para Volta Grande em 2000
Certa ocasião tive um sonho daqueles que marcam. Um encontro com Humberto Mauro!
No outro dia logo pela manhã, não lembrava muito bem de qual fora o teor, mas uma força irresistível me impulsionava em direção à casa de Humberto Mauro. Lá encontrei o mato ganhando terreno e já invadindo a casa. Percebi  de imediato o abandono. Foi quando comecei a estudar vida e obra do grande cineasta. Quanto mais buscava informações pela internet, pesquisas e conversas com alguns familiares, mais me assombrava a genialidade daquele homem. Aquela figura simpaticíssima e brincalhona me atraía de forma enigmática, com tiradas inteligentes e cheias de sabedoria. Possuía a simplicidade que caracteriza os grandes homens. Recordo nitidamente Humberto Mauro caminhando pelas ruas de nossa cidade, saudando um e outro. Mal podíamos imaginar naquela época, que estava diante de um gênio do cinema.

Não estudei Humberto Mauro na escola. Nada sabia dele.  Não era como hoje, onde temos na palma da mão as informações que precisamos.

UM PEDIDO INESPERADO

Nesse ínterim, começo a falar na rádio sobre Humberto Mauro no programa intitulado Almoçando com Você. Foi quando conheci realmente a senhora Marlene. Um dia apareceu na rádio e solicitou aos locutores que divulgassem seu pedido aos moradores da cidade contando as histórias de seus familiares quando aqui chegaram. Travamos conversa sobre cultura em geral tendo Humberto Mauro como tema central. Juntou a fome com a vontade de comer. Assim, me aproximei de Marlene Moraes Junqueira. 

UMA MULHER ARROJADA

Então, junto a jornalista Alice Ferry do Rio de Janeiro, em conversas, tendo a intenção de "comprar" em futuro próximo a casa de Humberto Mauro, eu e Marlene mais companheiros de ideal da cidade, tomamos posse da Associação dos Amigos da Arte e Cultura de Volta Grande. Após algumas tentativas de organizar a situação para o fim almejado, descobrimos que haviam inúmeras barreiras  a serem transpostas.
Nesse momento, passamos a conhecer de maneira próxima a escritora. Me deparei com uma mulher arrojada que apresentava vontade, garra e ´perseverança  diante dos obstáculos.


REVELANDO O INTERESSE EM EDITAR O LIVRO

Interessante observar que nesta época, tínhamos noção da intenção dela em editar um outro livro. Passamos a conhecer o que almejava. E, em feliz iniciativa, Marlene entrega o conteúdo para Simone Prada tocar o projeto de preparação para ida a prelo.
Bem, já dá pra entender porque iniciamos estas breves linhas com o texto da página 4 do livro "Uma Volta Grande ao meu passado." onde finaliza da seguinte maneira: "...  a vida não tem segredo, nem se define. A gente vive!" (Marlene Moraes Junqueira)

UM VÍDEO

Recentemente recebi pelas redes sociais um vídeo onde um jovem entrevistava a escritora. Iniciativa que aplaudimos.

A HOMENAGEM:

No dia 1 de julho de 2019 foi homenageada pelo Colégio Imaculada Conceição - Rede Filhas de Jesus - Leopoldina MG, Universidade do Estado de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Educação e pelo jornal O Vigilante online. Evento justo e merecido onde podemos constatar pelas fotos e vídeos a reação emotiva de que fora tomada naquele instante.

QUE POSSO DIZER DE MARLENE?

-que posso dizer de Marlene? Como definí-la?
Bem, ela que nos entregou a responsabilidade de escrever a  contracapa de sua obra.  E, como se não bastasse, registra no livro mais dois textos de minha autoria bem como de muitas outras famílias dos primórdios de nossa cidade. Foi  extraordinário. Uma idéia fantástica por parte da escritora em momento de grande inspiração. 
Um ato de grande generosidade.  

Bem, o livro “Uma Volta Grande ao meu passado”, significa muito para Marlene e sua família, mas também para toda nossa cidade. Temos uma preciosidade em nossas mãos que nos proporciona uma agradabilíssima leitura. Referência para as futuras gerações. Poderão assim conhecerem seus antepassados, sua  vida e suor, tempo e legado.
Muita paz em N. S. Jesus! 

Marlene obrigado pela consideração e amizade, receba essa singela e justa homenagem!

antonio carlos jacinto

.



CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS


CARRO DE BOI DENTRO DO ESTÚDIO RANCHO ALEGRE

Situado na região da Zona da Mata, o circuito compreende cidades que têm suas principais atrações na zona rural. São belos recantos naturais, cachoeiras e o Rio Paraíba do Sul. Os imponentes casarões das velhas fazendas de café e as pequenas e simpáticas estações de trem são símbolos de uma parte importante da história de Minas no século XIX.
A região compreendida envolve as cidades de: Além Paraíba, Estrela D’Alva, Pirapetinga e Volta Grande entre outras.
Um circuito por esses municípios é um interessante roteiro turístico denominado:
“CIRCUITO ÁREAS PROIBIDAS”.
Portanto, “ÁREAS PROIBIDAS” em razão da Coroa Imperial ter proibido na época da mineração, a abertura de caminhos, para evitar o contrabando e escoamento de ouro para o litoral. Esta medida acabou por manter as florestas virgens, protegendo a flora e a fauna da região

BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ! CANAL YOU TUBE 
CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS