MAESTRINA NILZA CAVALCANTI ROCHA


 

                                                                       


 1 MAIO ANIVERSARIO MAESTRINA NILZA C ROCHA


Volta Grande, 01 de maio 2021


Bom dia amigos, que o nosso dia seja de paz e que sejam de paz os nossos pensamentos. 

Dentre os vários aniversariantes do dia em que homenageamos em nossa página Programa Almoçando com Você! temos hoje a Maestrina Nilza Cavalcante Rocha:  99 anos! Ativa, interagindo com a família ou seja as filhas, netos, bisnetos, parentes e alguns amigos. A pandemia nos impossibilita de visitá-la. Mas para que serve as “tropelias modernas"? os aplicativos das redes sociais? Assim, está com seus amores. 

Quanta alegria ver dona Nilza completando noventa e nove anos! Parabéns Maestrina. Todos gostariam de chegar ao centenário natalício como a senhora está chegando. Mas precisamos lembrar o dito popular “Uma andorinha não faz verão!” ou seja, ninguém chega sozinho a tanto, tão bem como a senhora está, graças à Deus. Existe todo um suporte que as pessoas a primeira vista não percebem. 

O Evangelho Segundo o Espiritismo no capito VI intitulado O Cristo Consolador tem a última mensagem do Espírito de Verdade falando sobre Abnegação e Devotamento. Pois é o que enxergo. O cuidado das filhas e principalmente Sheila a quem estamos mais em contato, se desdobrando em viagens, acompanhando pessoalmente os cuidados dispensados à mãe pelos profissionais como as secretárias diretas, médicos, dentistas, fisioterapias, alimentação, enfim, tudo de que ela necessite, exige muita dedicação. Então, quando encontramos a maestrina bem, disposta, interagindo com a família, é que existe um trabalho abnegado e devotado como suporte. Parabéns Maestrina Nilza, parabéns Sheila, Lilian e Mônica. 

Recebam nossa singela homenagem neste primeiro de maio.  

(Na foto o casal desta tradicional e importante família de nossa terra: Sr. Renato (in memorian) e Sra Nilza.)

antonio carlos jacinto




Na foto eu e a Maestrina (quando na comemoração de um de seus aniversários no Campestre Clube de Volta Grande.)


Em (30-04-12) o povo voltagrandense comemora o aniversário de Humberto Mauro, e hoje dia primeiro de maio comemoramos o aniversário de nossa Maestrina Nilza Cavalcante Rocha. 
A família Rocha se faz presente desde o surgimento da próspera Volta Grande nos idos de 48 , pois o pós-enchente paralisou a emergente cidade que havia a bem pouco tempo se emancipado, tendo como primeiro prefeito o Capitão Godoy, depois o senhor Bernardino Rocha (Seu Dininho) homem de cultura, que estudara na europa. Entre  1945/46/47 Volta Grande era o principal pólo abastecedor da capital da república federal do Brasil  e  o senhor Dininho viria para nossa cidade tendo como esposa dona Irene Tavares Rocha se podemos dizer assim ( dona Irenita era nossa madre Teresa de Calcutá); do casal Sr.Dininho dona Irenita vieram os filhos e dentre eles o senhor Renato Rocha, que ao se casar nos brindou  com a presença marcante desta maestrina e suas filhas Sheila, Lilian, Mônica e o filho (coral Volgran). Portanto que a nossa querida Maestrina Nilza Amélia Cavalcante Rocha, receba nossas vibrações de carinho, gratidão, por tudo que fez e faz por nossa cidade. 
Dona Nilza e Coral Volgran mãe e filho. Assim como as filhas Sheila, Lilian e Mõnica são filhas queridas, diletas, o Coral Volgran também é o filho querido, dileto. 
Que  a familia, receba nossas vibrações de carinho, apreço, gratidão por tudo que sempre fizeram por este cadinho, esse nosso torrão de Brasil.
"Nilza Cavalcante Rocha, participou do programa de Ari Barroso, no Rio de Janeiro, na  extinta TV TUPI e foi premiada com pontuação máxima em sua apresentação ao piano. Estudou no Instituto Rabelo também no Rio e na Escola Nacional de Música da Universidade do Rio de Janeiro. 
Foi professora de piano no Rio de Janeiro, em Pirapetinga e em Volta Grande. Professora de Educação musical no Instituto Nossa Senhora do rosário. Professora voluntária de canto na Escola Estadual Capitão Godoy, Formou vários alunos pelo conservatório de Música - Departamento de além Paraíba. 
Participa ativamente das missas na Igreja Católica de Volta Grande. 
Hoje, membros do Coral Volgran se orgulham de terem começado no Coral Mirim. "
Está aí, acima, um resumo da história, vida, arte desta Maestrina da qual temos a satisfação de dizer que somos pessoas de seu círculo de amizade, situação aliás que muito nos honra.
Vamos ficando por aqui, desejando a todos um dia de muita paz!


antonio carlos jacinto

----------------------------------------------------------------------------------------

Coral Volgran, comemorando aniversario
-
UMA DATA MUITO ESPECIAL
-
“Em 22 de janeiro de 1958 surgia em Volta Grande o Coral Volgran. A Iniciativa partiu da professora Nilza Cavalcante Rocha com o apoio do ex-prefeito Bernardino Rocha (Sr.Dininho) e de sua secretária Olga Bouhid. O Coral Volgran, formado inicialmente por alunos, professores e membros diversos da nossa comunidade, foi idealizado para homenagear a professora Rizza de Araújo Porto, então diretora da Escola Estadual Capitão Godoy, que voltava dos Estados Unidos, onde fora se especializar na Universidade de Bloomington, Indiana. Em sua primeira apresentação cantou: Marcha para o Oeste, Canção do Marinheiro, Canto do Pajé e outros. Também sob a direção da professora Nilza, foi organizado o Coral Mirim onde se admirou a beleza do trabalho das crianças e sua capacidade de realização. Hoje, membros do Coral Volgran se orgulham de terem começado no Coral Mirim. Sob a batuta firme da professora Nilza, continua vitorioso levando a alegria e a cultura musical ao nosso povo. sempre muito aplaudido em suas apresentações tanto na cidade como em outras localidadeds o Coral Volgran é integrante da história de Volta Grande. Tem o orgulho de existir e ter à sua frente 
Nilza Cavalcante Rocha que com dinamismo e vontade espalha a música por todos os cantos."
-
-
Não temos exatamente a data de quando foi lançadoeste folder pela Prefeitura Municipal de Volta Grandemas está registrado ADM 2001/2004 Secretaria de 
Educação, Cultura, Esporte e Lazer. É o que tenho em minhas mãos e parabenizamos os responsáveis pela feliz idéia de homenagear nossa Masestrina com seus dados biográficos e a história acima descrita do CORAL VOLGRAN. Pois bem, o Coral completa 61 anos, e, quando tudo parecia reservado à memória de alguns poucos previlegiados, tendo o destino lacrado impiedosamente o suave som das vozes caprichosamente subjugadas pela batuta magistral da Maestrina Nilza, eis que ressurge o Coral sub a batuta da Maestrina Tânia Gorni. Com ela o Coral Volgran retorna. As vozes ressoaram como trombetas apocalípticas. Uníssonas. Para deleite dos amantes do lúdico e do belo! Parabéns à Prefeitura
Municipal de Volta Grande que através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com um gesto louvável de reconhecimento da importância do Coral Volgran para Volta Grande e região. PARABÉNS MAESTRINA NILZA C. ROCHA PARABÉNS MAESTRINA TÂNIA GORNI 
-
Obs: Nossa Maestrina Nilza já em idade quase centenária está muito bem graças à Deus. Tivemos oportunidade de visitá-la na quinta feira passada e ela foi ao piano e tocou como nunca Aquarela do Brasil (Ary Barroso). 

antonio carlos jacinto

.



CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS


CARRO DE BOI DENTRO DO ESTÚDIO RANCHO ALEGRE

Situado na região da Zona da Mata, o circuito compreende cidades que têm suas principais atrações na zona rural. São belos recantos naturais, cachoeiras e o Rio Paraíba do Sul. Os imponentes casarões das velhas fazendas de café e as pequenas e simpáticas estações de trem são símbolos de uma parte importante da história de Minas no século XIX.
A região compreendida envolve as cidades de: Além Paraíba, Estrela D’Alva, Pirapetinga e Volta Grande entre outras.
Um circuito por esses municípios é um interessante roteiro turístico denominado:
“CIRCUITO ÁREAS PROIBIDAS”.
Portanto, “ÁREAS PROIBIDAS” em razão da Coroa Imperial ter proibido na época da mineração, a abertura de caminhos, para evitar o contrabando e escoamento de ouro para o litoral. Esta medida acabou por manter as florestas virgens, protegendo a flora e a fauna da região

BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ! CANAL YOU TUBE 
CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS