FILME: "PECADO NA SACRISTIA "- DO CINEASTA MIGUEL BORGES rodado em Volta Grande MG no ano de 1975

 




FILME: "PECADO NA SACRISTIA "- DO CINEASTA MIGUEL BORGES 
rodado em Volta Grande MG no ano de 1975

Corria o ano de 1974/75. Estava com 18 anos.  Nessa época trabalhava no banco  Real onde em 76 fui para Juiz de Fora. Nessa época em Volta Grande foi rodado um filme que tenho certeza de que poucos lembrarão: Pecado na Sacristia. O tempo passou e nunca esqueci, pois o sugestivo nome nos dá a dimensão de vez por outra lembrar. 
Como os amigos sabem, o cineasta Humberto Mauro edificou sua casa e seu Estúdio Rancho Alegre por aqui.  Retornou à sua terra natal após ter iniciado no cinema em Cataguases onde produziu cinco curtas que se tornaram um marco. Daquela cidade foi para o Rio de Janeiro onde no INCE, produziu seu primeiro longa, O descobrimento do Brasil iniciando definitivamente sua trajetória na intitulada Sétima Arte. 
O Estúdios Rancho Alegre foi local  de produção da série Brasilianas,  

Filmes rodados em 
Volta Grande 

1943
Grafite - extração e beneficiamento (Ince)
Manganês - extração, beneficiamento,
galerias (Ince)
Aspectos de Minas
(Ince)

Flores do campo
 (Ince)




1945
Aspectos do sul de Minas 
(Ince)
Carro de bois (Ince)
Canções populares - chuá chuá e 
casinha pequenina (Brasilianas)



1947
Gramídeas e flores silvestres (Ince)
Fabricação da manteiga (Ince)
Fabricação de 
queijo (Ince)

Pasteurização
 (Ince)


1948
Canções populares - azulão e pinhal 
(Campos de Jordão) (Brasilianas)

1952
Canto da saudade 
(longa metragem)

1953
Alimentação e saúde (Ince)

1954
Aboio e cantigas 
(Brasilianas)
Captação da água 
(educação rural)
Higiene rural - fossa seca 
(educação rural)

1955
Cantos de trabalho 
(Brasilianas)
Engenhos e usinas
(Brasilianas)
O preparo e conservação dos alimentos 
(educação rural)
Higiene doméstica 
(educação rural)
Silo trincheira 
 (educação rural)

1956
Meus oito anos 
(Brasilianas)
Construções rurais - 
fabricação de tijolos e telhas (educação rural)
João de Barro - 
zona da Mata (Ince)
Manhã na roça - o carro de bois 
(Brasilianas)

1958
Cantos do trabalho 
(2) (Ince)
Fabricação da 
rapadura (Ince)

1959
Poços rurais - 
água subterrânea (educação rural)

1964
A velha a fiar 
(Ince)

1974

Carro de bois
(Ince)





)






(a filmografia dos curtas de Humberto Mauro em Volta Grande foi retirada  do trabalho da sra Alice Ferry - graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação dla Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (1972). É especialista em Gerenciamento de Informação em C&T. Rio de Janeiro)
--
Desde seu surgimento com os curtas, a crítica e os entendidos em cinema como cineastas e diretores, perceberam que estavam diante de um gênio. Fazia o que viria a ser denominado de Cinema Novo. Suas produções evidenciaram uma nova estética, uma nova forma de representar um tempo, uma cultura, a vida.  Humberto fez a transição do antigo para o novo. E Glauber Rocha percebeu isso, outro grande cineasta e diretor do premiado "Deus e o Diabo na Terra do Sol''. 
No Rancho Alegre a criatividade de Humberto Mauro estava no ápice. Sua genialidade (diríamos) Indômita!
Humberto fez vários filmes  e, por essa época, nossa cidade ficou bem conhecida no meio cinematográfico através dele. Em 1975 chega em Volta Grande uma trupe de cinema. Capitaneava a trupe o cineasta Miguel Borges (nascido em 21-02-1937 Picos -Piauí e desencarnou em 17-06-2013 em São Lourenço MG)
Em 1955 este piauiense radicou no Rio trabalhando em jornais importantes como o Jornal do Commercio e no jornal Tribuna da Imprensa. E tem contato com o Cinema Novo que se iniciava, através do pioneiro Humberto Mauro. 
Também escreveu roteiros para outros cineastas e dentre eles um para para Alex Vianny em 1978  "A noiva da Cidade" um filme de Humberto Mauro e Miguel Borges. 
Então o cineasta Miguel Borges vem à terra natal de Humberto Mauro, filmando "Pecado na Sacristia" em 1976. Filme que nunca foi badalado na mídia, assim como o próprio Humberto Mauro. Caiu no esquecimento. Sempre lembrei deste filme pois ví filmagens de várias cenas com Ivan Candido, Roberto Bonfim, Francisco Milani. Foi nessa época que Roberto Bonfim, andando a cavalo no campo de aviação, trava um duelo com o personagem principal Pedro Socó (Ivan Cândido). Um dia, Roberto Bonfim apareceu no Banco Real onde eu trabalhava, enfaixado da cintura até o peito. Quebrou 2 costelas durante a gravação no Campo de Aviação. Se chegar este texto em suas mãos, vai confirmar o fato. 
Assim como "Pecado na Sacristia" ficou no ostracismo e nem na filmografia disponibilizada na internet do cineasta Miguel Borges este filme consta, também com o  filme "A Noiva da Cidade"  aconteceu o mesmo. Se não fosse a ousadia do André Borges diretor do Museu de Além Paraíba também ficaria no esquecimento.  Vai aqui nossos agradecimentos ao André. 
Soa estranho, não dá pra acreditar nesses dois fatos, mas enfim... paciência.  Aconteceu, mas um dia tudo vem à tona. E agora veio. Não interessa o porque mas enfim, após décadas, os filmes estão aí. 
Bem, vamos à 
"Sinopse do Filme Pecado na Sacristia"

"Pedro Socó é um cortador de cana que foge de sua terra após assassinar a mulher por surpreendê-la em adultério. Na fuga encontra um estranho personagem que se diz a alma penada de Florindo Fede-a-bode. Fazem um pacto. Socó desenterrará o dinheiro que mantém Florindo penando no outro mundo e não só libertará uma alma como se tornará rico. Na busca desse tesouro enfrenta dificuldades humanas e fantasmas, como a mula-sem-cabeça que está desvalorizando as terras do coronel Ferrolho (Elza, mulher que vive atormentando de tentações o padre Angelini, vira mula-sem-cabeça em certa noites). Terá de enfrentar também a mãe-d'água, outra aparição, afinal encontrando seu verdadeiro destino, após desmascará-la." (Brasil Cinema)


Gênero
Comédia

Termos descritores
Crime; Mulher; Folclore; Saúde

Descritores secundários
Adultério; Homicídio; Mula sem cabeça; Mãe d'água
Termos geográficos
MG

Prêmios
Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Brasília, 9, 1976, Brasília - DF..
Prêmio Adicional de Qualidade do MEC e Embrafilme.

Locação: Volta Grande - MG

Identidades/elenco:

Cândido, Ivan (Pedro Socó)
Nandi, Ítala (Elza)
Valle, Maurício do (Coronel Ferrolho Feitosa)
Milani, Francisco (Padre Angellini)
Bonfim, Roberto (Florindo Fede-a-bode)
Luisa, Tina (Mocinha)
D'alice, Zezé (Cuca)
Polatchek, Wanda (Socorro) " 
(fonte Cinemateca Brasileira)

Estamos numa felicidade só. Seria hora de homenagearmos este grupo assim como homenageamos a Elke Maravilha, com título e placa de cidadã honorária da cidade. Tanto os encarnados como os desencarnados. Mas antes precisamos recuperar o patrimônio (casa e estúdio) de Humberto Mauro na cidade. Se não agirmos, irá cair. Falo a tantos anos e nada. Mas enfim, chegará o dia em que alguém da cidade vai acordar.  
Quero parabenizar o canal do YouTube Cine Brasil América que disponibilizou este filme há dois anos. "Pecado na Sacristia" está com 2.918 visualizações, 21 curtidas 
10,4 mil inscritos. Vamos prestigiar. Já curti e me inscrevi, acionei o sininho das notificações. Escrevi um texto externando minha alegria e satisfação ao encontrar este filme. 
O link para quem quiser acessar e curtir o filme: 


endereço filme You Tube 

Vou ficar por aqui, desejando a todos muita paz.
Atenciosamente,
antonio carlos jacinto






























 










































































.



CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS


CARRO DE BOI DENTRO DO ESTÚDIO RANCHO ALEGRE

Situado na região da Zona da Mata, o circuito compreende cidades que têm suas principais atrações na zona rural. São belos recantos naturais, cachoeiras e o Rio Paraíba do Sul. Os imponentes casarões das velhas fazendas de café e as pequenas e simpáticas estações de trem são símbolos de uma parte importante da história de Minas no século XIX.
A região compreendida envolve as cidades de: Além Paraíba, Estrela D’Alva, Pirapetinga e Volta Grande entre outras.
Um circuito por esses municípios é um interessante roteiro turístico denominado:
“CIRCUITO ÁREAS PROIBIDAS”.
Portanto, “ÁREAS PROIBIDAS” em razão da Coroa Imperial ter proibido na época da mineração, a abertura de caminhos, para evitar o contrabando e escoamento de ouro para o litoral. Esta medida acabou por manter as florestas virgens, protegendo a flora e a fauna da região

BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ! CANAL YOU TUBE 
CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS