Campanha de Crowdfunding - " O RANCHO ALEGRE - HUMBERTO MAURO
Volta Grande de Humberto Mauro, 19 de outubro 2016

Boa tarde para todos que interagem conosco e nos visitam nesta sala virtual que denominamos PROGRAMA ALMOÇANDO COM VOCÊ! e a todos amigos (a) do BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ! 
Bem, informamos que estivemos impossibilitados de postar como sempre nossas mensagens e desejar aos aniversariantes do dia uma feliz comemoração de data natalícia. Este esclarecimento se deve por não ser hábito deixar de postar em nossa página um dia sequer, com a intenção de fornecer de alguma forma uma dose de incentivo para seguirmos nossa caminhada, convidando aos amigos a refletirem no problema do ser, do destino e da dor. No dia 18-10 nosso computador deu pane, juntado-se a isto compromissos inadiáveis. Ficamos sem agenda para imediatas providências, ocorrendo assim nossa demora na solução do problema. 
Assim, agradecemos antecipadamente a compreensão de todos.


Escrevemos este artigo no dia 17-10 e não deu para postar. Matéria importante para todos nós, merecedora de um alguns minutos de leitura.


Volta Grande de Humberto Mauro, 17 outubro 2016


  OPINIÃO DO BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ!

          Campanha de Crowdfunding  - " O RANCHO ALEGRE - HUMBERTO MAURO"



Queremos parabenizar o jovem André Martins Borges (de Além Paraíba MG) por importante iniciativa. O Blog do Almoçando com Você, surgiu em maio de 2010 justamente para divulgar Vida e Obra de Humberto Mauro. Quem acompanha nosso blog sabe que já fizemos pedidos através de nossa página ao meio empresarial, a mídia, a pessoas que se interessam por cultura. Que eles pudessem comprar e recuperar este patrimônio sendo a casa e o Estúdio Rancho Alegre edificados por Humberto Mauro, considerado o Pai do Cinema Brasileiro. Que fizemos foi puramente no sentido de sensibilizar. Um pedido bem acanhado é verdade, mas um pedido de SOCORRO DO FUNDO DE NOSSO CORAÇÃO! Uma campanha simples de alguém com os olhos marejados de ver ruir um patrimônio de valor inestimável. Vinda de quem ama a arte, de quem ama o lúdico, de quem ama o belo; de quem acredita na dignidade da Vida. No potencial do ser!
Agora surge uma campanha edealizada por André Martins Borges, nos moldes do que se está tanto em voga nos dias atuais: campanha no sistema de Crowdfunding. Estou muito feliz por esta campanha e torcendo muito para que dê tudo certo.
Como disse Elke Maravilha em vídeo: "que Volta Grande "pariu" Humberto para o mundo". Humberto é mais conhecido no exterior do que em sua própria terra natal e no Brasil.  Terra, onde, nesse Estúdio Rancho Alegre que Ele edificou, deixa explodir sua genialidade em toda série Brasilianas. Genialidade que Glauber Rocha identificou de imediato quando de sua visita a Cataguases. Após ver com amigos um filme de Humberto Mauro, solicitou autorização para ficar na sala de projeção. Ali, passou a noite vendo e revendo  algumas relíquias da obra de Humberto. Dias depois, os jornais do Rio de Janeiro noticiavam a opinião de Glauber sobre o cineasta. Declarava Glauber que comparava a obra de Humberto Mauro a de um Guimarães Rosa, um Portinari e a de um Heitor Villa-Lobos. Por aí, Glauber nos dá uma dimensão da genialidade de Humberto.
Bem, pra fechar esse nosso rápido bate-papo, lembramos que em 1952 Humberto Mauro declarou: "Os melhores atores são os da massa anônima, não sendo outra, aliás, a concepção de Eisntein. No meu caso particular, mobilizei a população inteira de VOLTA GRANDE, que deste modo, se tornou já uma CIDADE CINEMATOGRÁFICA. (Humberto Mauro 1952.). Minha própria irmã Maria da Conceição Faria, que retornou ano passado à patria espiritual foi também uma atriz anônima em um de seus filmes. Ela nos passou como foi as filmagens em que participou. Tivemos a oportunidade de quando criança conhecer o senhor Moacyr Lopes,que quando jovem foi o protagonista do filme Meus Oitos Anos.  
Chegou o momento de todos nós, unidos, abraçar a campanha que este jovem de Além Paraíba MG inicia. 
Daqui, de nossa humilde sala virtual, enviamos vibrações de SUCESSO NA CAMPANHA!!!!
PARABÉNS ANDRÉ pela importante e significativa iniciativa de tentar através desta campanha no sistema de Crowdfunding, recuperar este patrimonio de valor inestimável!
Um recado para o André: O sucesso dele nesta empreitada, será a nossa realização. 
Obrigado Deus Pai por ter me dado a chance e a felicidade de nascer nesta torrão de Brasil onde um gênio do cinema nasceu e tive a oportunidade ter conhecido e  falado com ele e a esposa Dona Bebe. Humberto poderia ter fincado chão no Rio de Janeiro e em Cataguases, lugares importantíssimos na vida e na carreira do grande cineasta. Mas Ele preferiu vir para Volta Grande sua terra natal, onde nasceu e quando criança correu pelas campinas, se deliciou nas cachoeiras...e aos 12 anos seu pai leva a família para Cataguases onde os filhos poderiam estudar. Bem, conclamamos todos a enganjar nesta campanha do André para recuperar este patrimônio. Já tivemos oportunidade de externar aqui que talvez o Estúdio Rancho Alegre seja uma das poucas referências dos primórdios do cinema no Brasil. 

Todos nós voltagrandenses e cidades circunvizinhas se beneficiarão com este patrimônio recuperado. Alavancando o turismo neste corredor. 
E o André com seu trabalho, ja inaugurou um senhor museu em Além Paraíba homenageando Humberto Mauro. Ainda não tive o prazer de uma visita, mas por informações de amigos que visitaram, me informaram que a impressão que se tem é de que se está em Volta Grande ao identificarmos nas fotografias as paisagens mostradas na obra. 
Parabéns André mais uma vez! Demonstra assim sua capacidade, vontade, dedicando seu tempo, seu trabalho, seu suor na recuperação destes patrimônios com projetos junto aos orgãos governamentais através de sua ONG. O voltagrandense tem que aplaudir e se sensibilizar diante esta campanha. Abraçando, colaborando e divulgando. 
O BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ! ENTRA DE CABEÇA NESTE PROJETO. 
DIVULGAREMOS TODOS OS DIAS convidando os amigos de todo o Brasil a colaborarem de alguma forma. 


Bem, porquê CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS? Que significa? Que isto?
Em razão da Coroa Imperial ter proibido na época da mineração, a abertura de caminhos, para evitar o contrabando e escoamento de ouro para o litoral. Esta medida acabou por manter as florestas virgens, protegendo a flora e a fauna da região.

Foi neste cenário, na bucólica Volta Grande que Humberto Mauro explode em genialidade.

VOLTA GRANDE :
Em Volta Grande temos além das paisagens retratadas na obra de Humberto Mauro, temos a Igrejinha que está em fase de restauranção num trabalho grandioso junto ao cidadão voltagrandense. Cada um doando alguma coisa, ajudando com pequena quantia e está lá, linda e imponente. Um local onde nosso querido cineasta ficou quando desencarnou. Parabéns ao grupo responsável por este belo trabalho em equipe,  tendo à frente o Luiz Carlos Queiroz. Recentemente passei e vi o andamento da reforma. Maravilha! Gostei demais do que ví. 
Bem, tem a casa onde o cineasta nasceu na fazenda Cachoeira Alegre, a casa que ele próprio construiu na cidade, o estúdio ( ambos, motivo desta campanha do André), o Campo Santo onde guarda os restos mortais do gênio.
Temos uma história riquíssima para mostrar, personalidade como a Maestrina Nilza Cavalcanti Rocha, conosco ainda (graças a Deus) as fazendas, cachoeiras que levou Humberto Mauro a declarar que CINEMA É CACHOEIRA! O dinamismo, o movimento. Não mais a vida mostrada em um momento apenas como nas fotografias estáticas, mas a própria vida em  movimento intenso! Assim enxergava Humberto e assim passava “seu olhar” através das câmeras cinematográficas que surgiam. Muito rudimentares é verdade, sem os avanços tecnológicos das atuais, mas que, nas mãos de Humberto nos legaram obras magistrais. Humberto manejava as primitivas câmeras cinematográficas com poesia e lirismo. Assim como disse Glauber, comparando sua obra à de um Portinári, um Guimarães Rosa ou um Villa-Lobos.

ALÉM PARAÍBA:
Em Além Paraíba além dos bairros, sua riquíssima história, temos inúmeras personalidades no rádio, esporte, cultura...
Cantareli (1953 - ) - Ex-jogador de futebol
Mazarópi (1953 - ) - Ex-jogador de futebol
Gillray Coutinho - Ator
Gracia do Salgueiro (1927 - ) - Cantor, compositor e percussionista brasileiro.
Ivson de Freitas (1929 - 2006) - Foi um futebolista brasileiro
Joaquim Martins Vieira (1987 - 1966) - Otorrinolaringologista
Nélson Hungria (1891 - 1969) - Foi desembargador brasileiro
Zuenir Ventura (1931 - ) - Jornalista e escrito
Jorge Luiz (radialista) (1952- ) Radialista (Rádio Globo)

ESTRELA DALVA nos vem a lembrança o importante metalurgico Juarez Antunes, (Estrela Dalva, 7 de fevereiro de 1935 – Felixlândia, MG, 21 de fevereiro de 1989) foi um político e sindicalista brasileiro.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda e região entre 1983 e 1989, foi deputado federal constituinte (1º de fevereiro à 31 de dezembro de 1988) e prefeito de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

PIRAPETINGA Também, pode ser muito bem explorada pelo Turismo, tendo o Cantor Noite Ilustrada, que retornou à pátria espiritual não faz muito tempo e Antônio Neder (dados da wikipédia ) (Pirapetinga, 22 de junho de 1911 — Petrópolis, 1 de agosto de 2003) foi um magistrado brasileiro.
Filho de João José Neder e Izaias Neder, formou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1937.
Nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1971, foi nomeado presidente do STF em 1978.
Além das belezas naturais preservadas pelo corredor do circuito turístico.

RECREIO - A Cachoeira dos Monos, atrai visitantes pela limpidez de suas águas e pela variedade da flora e da sua fauna. A Exposição Agropecuária e Industrial, realizada há 29 anos no mês de julho, é considerada um dos maiores acontecimentos turísticos da região. Integrante da área do "Domínio Tropical Atlântico de Mares de Morro". O município, quando sobrevoado, assemelha-se a uma ilha, cercada de ondulações esverdeadas. (dados Wikipédia)
Jogadores de futebol como Zéze que jogou no Fluminense, Jeder zagueiro no Vasco esses os que me lembro neste momento. Sei que estou esquecendo de outros. 

CARMO personalidade como Egberto Gismonti e tem como uma de suas principais atrações a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, construída em 1876 e que foi tombada como patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1964.

No entanto, há outras igrejas também antigas, tais como:

Igreja de Nosso Senhor dos Passos (1972)
Igreja de São Francisco de Salles (1855)
Igreja Nossa Senhora da Conceição (1929)
Igreja Nossa Senhora das Dores (1853)
Entre as áreas de interesse ecológico e de lazer, além dos rios Quilombo e Paquequer, pode-se mencionar a Serra da Prata, na divisa com Cantagalo, e a Ilha dos Pombos no rio Paraíba do Sul.

Para fins turísticos e culturais, pode-se considerar não só as diversas igrejas da cidade, construídas no século XIX, como também as fazendas de São José e de Santa Fé, além do Museu Histórico do Centro Cultural.

Na fazenda São Lourenço, no distrito de Águas da Prata, está situada uma bela cachoeira formada pelas águas do rio dos Quilombos, na divisa entre Carmo e Cantagalo. Possui uma altura total de 7,5 metros, com três pequenos saltos com altura em torno de 2,5 metros cada um.

DUAS BARRAS
Personalidades bibarrenses, Martinho da Vila, cantor e compositor que fundou uma escola de artes em Duas Barras, o ICMV (Instituto Cultural Martinho da Vila). A instituição oferece cursos de teatro e música a jovens da cidade, gratuitamente.
Arouca, jogador de futebol, atualmente no Palmeiras.
Lenny Kravitz, cantor americano, filho adotivo da cidade, adquiriu uma fazenda no município.
Humberto Fernandes Costa, Presidente do Campo Grande Atlético Clube.
Maya Harrisson, primeira brasileira a completar a prova de slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno.
Com clima ameno e cercada por montanhas, a cidade apresenta uma topografia ideal à prática de parapente, corrida, trilhas ecológicas e pescaria. As opções de passeio vão desde a Fazenda São Tomé – logradouro centenário, repleto de áreas verdes – à Cachoeira Alta e à Cachoeira do Thadeu, muito procuradas durante o verão. Além dos aspectos naturais e históricos, Duas Barras oferece um bom calendário de festas, o que amplia o aporte de turistas. Também existe o projeto "música na praça", no qual os moradores assistem, uma vez ao mês, a um show com bandas locais.
Anualmente tem sido realizado na cidade o encontro dos motociclistas, tornando-se assim mais uma atração regional, com grande presença de público.

SAPUCAIA - A atração mais bonita da cidade é antiga estação de trens, que foi recentemente reformada e, hoje, abriga um centro de artes e a biblioteca municipal.

As principais atrações turísticas de Sapucaia são: Pico do Pião, Cachoeira da Sapucaia, hotéis- fazenda, artesanatos, eco-turismo, Rio Paraíba do Sul.

Em seu calendário oficial de eventos, destacam-se as festa do padroeiro Santo Antônio, em 13 de Junho e a festa de aniversário do Município, dia 7 de Dezembro.


Então, como diz a meninada "VAMU QUE VAMU!" "PARTIU!" Conclamamos não somente o voltagrandense, mas todos de nossa região e os Maureanos de todo o Brasil. Todos temos a ganhar. Oferecer aos nossos filhos trabalhado, dignidade através do Turismo e da riquesa cultural existente nas cidades do considerado Circuito Turístico Áreas Proibidas.
Agradecemos o carinho da sua atenção e com esperança imensa no coração, receba nosso abraço fraterno, 

antonio carlos jacinto

.



CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS


CARRO DE BOI DENTRO DO ESTÚDIO RANCHO ALEGRE

Situado na região da Zona da Mata, o circuito compreende cidades que têm suas principais atrações na zona rural. São belos recantos naturais, cachoeiras e o Rio Paraíba do Sul. Os imponentes casarões das velhas fazendas de café e as pequenas e simpáticas estações de trem são símbolos de uma parte importante da história de Minas no século XIX.
A região compreendida envolve as cidades de: Além Paraíba, Estrela D’Alva, Pirapetinga e Volta Grande entre outras.
Um circuito por esses municípios é um interessante roteiro turístico denominado:
“CIRCUITO ÁREAS PROIBIDAS”.
Portanto, “ÁREAS PROIBIDAS” em razão da Coroa Imperial ter proibido na época da mineração, a abertura de caminhos, para evitar o contrabando e escoamento de ouro para o litoral. Esta medida acabou por manter as florestas virgens, protegendo a flora e a fauna da região

BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ! CANAL YOU TUBE 
CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS